Guia de estilo de decoração: Moderna

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest


A decoração moderna surge a partir do século XX, mas as suas raízes derivam da revolução industrial, pois com a industrialização, a massificação e o desenvolvimento de novas tecnologias, se tornou inevitável a sua introdução dentro da arquitetura e do design de interiores.

O estilo moderno busca a amplitude e a organização das formas, além de priorizar o funcionalismo e os métodos industriais de construção. Dessa forma, enfatiza o uso de metais e vidro.

Uma outra característica é a valorização da luz natural e a carência de adornos e complementos. Ou seja, o espaço passa a ser uma “máquina de morar”.

Com efeito, o estilo moderno se intensifica após a primeira guerra mundial e se torna um movimento que se inicia em meados da década de 20 e perdura até os anos 50 e está fundado em 5 características que são muito utilizadas até hoje.

Características da arquitetura e decoração moderna:

  • A elevação das casas em relação ao solo por meio de pilares.
Casa moderna elevada com pilares
  • O conceito aberto das residências;
Casa moderna com conceito aberto
  • Liberdade de composição de fachadas
Fachada em estilo moderno
  • Fachadas compostas exclusivamente por janelas (ou janelas em fitas)
Janelas características do estilo moderno
  • Terraços com jardins

Este estilo arquitetônico também influenciou o design de interiores que passou a aplicar linhas retas nos móveis, nas estruturas internas e, até mesmo, na Arte.

Diante disso, utiliza-se de poucos adornos e da ampla massificação das possibilidades, a fim de atender as demandas industriais.
Ademais, a decoração moderna tem como característica a utilização de móveis baixos em cores uniformes, como o preto, o branco e o fendi, padrão monocromático e com cores análogas.

Em suma, é possível perceber que há a utilização de formas geométricas e de metais cromados, além de vidros e espelhos, provenientes da ascensão da indústria, com foco no utilitarismo em detrimento da beleza.

Você gostaria de ter uma casa neste estilo?

Quer saber mais sobre os diferentes estilos de decoração? Acompanhe a série completa abaixo:

GUIA DE ESTILO DE DECORAÇÃO: ESCANDINAVA

GUIA DE ESTILO DE DECORAÇÃO: MINIMALISTA

Siga-me nas redes sociais

@anatorrecilos

Quem gostou deste artigo também pode gostar:

Guia de estilo de decoração: escandinava

A decoração escandinava, que também pode ser chamada de “estilo nórdico”, se popularizou no Brasil nos últimos anos. Simplicidade, conforto e neutralidade caracterizam a decoração

Guia de estilo de decoração: clássica

Suntuosidade, exclusividade e atenção aos detalhes definem o que é a decoração clássica. Uma dica para identificar a decoração clássica é pensar no castelo da

Comentários